quarta-feira, 21 de março de 2018

Papo de Fã: Curiosidades sobre Harry Potter e Star Wars que você provavelmente não sabia

Fotos: @jpio.consultoria
Se tem uma coisa que eu gosto muito é reunir a galera para falar sobre minhas nerdices favoritas. Eu sou fã de carteirinha de tantos livros, sagas, filmes, games e quadrinhos que até já perdi as contas, mas duas séries em especial conquistam - e muito - o meu coração: Harry Potter e Star Wars! E, na última semana, recebi um convite incrível de uma das lojas mais lindas desse Brasil: a Imaginarium me chamou para falar sobre estas minhas duas paixões no evento “Papo de Fã”, que rolou na loja da franquia aqui em Governador Valadares no último dia dezesseis! (Inclusive, já assistiu o vlog que gravei por lá? Clica aqui!). Além de participar de um super bate-papo, a galera que compareceu ainda ganhou descontos exclusivos nos produtos nerds da loja e pôde concorrer a um sorteio de brindes. Ah, e eu ainda estava de cosplay de Hermione Granger! (O que definitivamente é um bônus, vamos combinar). Acontece que durante a pesquisa que fiz para o evento, encontrei várias curiosidades muito interessantes sobre estas sagas, e, como coisa boa tem que ser compartilhada, resolvi te contar o que de mais legal eu descobri! Olha só: 


A série Harry Potter é uma das mais amadas de todos os tempos, e, por mais potterhead que uma pessoa possa ser, sempre tem uma coisinha ou outra que se mostra uma surpresa sobre a história. Afinal, J.K. Rowling vive postando novas informações ou curiosidades sobre o mundo bruxo, tanto em seu Twitter quanto no Pottermore, um portal totalmente dedicado aos fãs do “menino que sobreviveu”. Segundo a autora, a ideia para a história de Harry Potter surgiu enquanto fazia uma viagem de trem. Na ocasião, ela se lembrou das brincadeiras de infância com os vizinhos, cujo sobrenome era Potter, e viu ali um ótimo gancho para uma narrativa. O primeiro livro, publicado em 1997, teve apenas 500 cópias em sua primeira edição, e, quando a obra finalmente foi publicada, o manuscrito de Rowling já havia sido recusado por diversas editoras (tanto pela temática de fantasia quanto pelo fato de se tratar de uma mulher). Ah, e as primeiras edições da saga podem valer muito, viu? Das quinhentas cópias impressas de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, cerca de trezentas foram doadas para bibliotecas e, atualmente, cada uma delas vale muito. Inclusive, uma delas chegou a ser vendida por US$ 40 mil (o equivalente a aproximadamente R$131.651,91). 


Seja você alguém que curte adaptações ou uma pessoa mais crítica em relação às tramas, não há como negar que os filmes da franquia Harry Potter conquistaram e ainda conquistam muita gente, e, por conta disso, todos os oito filmes estão na lista das maiores bilheterias de todos os tempos! Um fato curioso é que o ator Daniel Radcliffe, que interpreta o personagem Harry Potter (ninguém importante, apenas o protagonista), quebrou mais de oitenta varinhas durante as gravações, pois gostava de usá-las como baquetas nos intervalos (esse deu prejuízo). A história em si também é alvo de muitas especulações, e a autora revelou que chegou a escrever outro final para a saga, onde Harry e Hermione ficariam juntos e Rony Weasley morreria no meio da trama. Por fim, ela decidiu deixá-lo viver por causa de sua relação com Hermione. Outro personagem que quase morreu na série foi Arthur Weasley, no quinto livro, mas a autora resolveu que Sirius Black morreria no lugar do patriarca da família Weasley. 


Já Star Wars é uma das maiores sagas cinematográficas da história, tendo tido início em 1977 com o Episódio III: “Uma Nova Esperança”. Na época, o roteiro foi desacreditado por muitas produtoras (assim como no caso de J. K. Rowling, com Harry Potter), e nem mesmo os atores cotados para os papéis colocavam fé na trama. O resultado? Os seis filmes das trilogias principais receberam cerca de vinte e cinco nomeações ao Oscar, e só o Episódio III venceu seis categorias, além de ser conhecido como o filme de maior bilheteria da franquia. Segundo o American Film Institute, a expressão “que a Força esteja com você” é a oitava mais famosa da história do cinema, e a frase “tenho uma sensação ruim sobre isso” foi dita em todos os filmes de Star Wars. 


E, se você é fã dos personagens, precisa saber que Luke Skywalker foi imaginado primeiramente como mulher, depois como anão, um general sessentão e, aí sim, como o humano que conhecemos na franquia, e, durante “O Retorno de Jedi”, George Lucas chegou a cogitar um final onde o rebelde se juntaria ao Lado Negro da Força. Outro protagonista que quase ganhou uma nova cara foi Han Solo, que, nos primeiros tratamentos de roteiro, seria um monstro verde com brânquias. Agora, sabe a nave dele? A icônica Millennium Falcon? Pois seu design foi inspirado em nada mais, nada menos do que em um sanduíche que George Lucas comia enquanto escrevia o roteiro! Acredita nisso? Por fim, o autor revelou que as feições de Yoda foram inspiradas em Albert Einstein, e que, para manter segredo, apenas ele mesmo, o ator Mark Hamill e o diretor Irvin Kirshner sabiam que Darth Vader iria afirmar ser o pai de Luke (quem aí lembra da cena?). E é isso! Curtiu? Se você tem alguma sugestão ou quer pedir ou fazer uma indicação de filme, livro, série ou quadrinho, deixa aqui nos comentários!

2 comentários:

  1. Também sou fã de Harry Potter (ainda não assisti Star Wars :D)!
    Já conhecia algumas das curiosidades que você postou e realmente, J.K. Rowling sempre nos surpreende com fatos novos sobre a saga todos os anos!

    AMEI seu cosplay <3

    Adorei o post, inclusive, o indiquei lá nos Links do Mês do blog!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  2. Surpreende mesmo! Tem dias que dá vontade de dizer: Lindíssima, falou tudo! Mas plmdds para com isso fofa hahahaha Um beijo! <3 Ah, e obrigada!

    ResponderExcluir