sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Resenha: O Design da Sua Vida

“Olhe à sua volta. Repare no seu escritório ou na sua casa a cadeira onde está sentado, tablet ou celular que tem na mão. Tudo ao nosso redor foi criado por alguém. E todas as criações começaram com um problema (...) Cadeiras foram inventadas porque alguém, em algum lugar, quis resolver um problema bem sério: sentar-se em pedra causa dor no traseiro”. 

Sinopse: “Não importa se temos 20, 40, 60 anos de idade ou mais, sempre estaremos em busca de uma resposta para essa pergunta: “O que você quer ser quando crescer? ”. Em O design da sua vida, Bill Burnett e Dave Evans, dois profissionais do Vale do Silício que são referência em design e inovação, usam seus conhecimentos para ajudá-lo a elaborar o que você quer da vida e como obter”. 

Título: O Design da Sua Vida: Como Criar Uma Vida Boa e Feliz. 
Autores: Bill Burnett e Dave Evans. 
Páginas: 304 páginas.
Editora: Rocco. 
ISBN: 978-85-325-3070-7.

 
“Projetar a vida não envolve um objetivo claro, como criar dobradiças que durem cinco anos ou construir uma ponte gigantesca e segura; esses problemas são de engenharia: é possível obter dados concretos e desenvolver a melhor solução. Quando você deseja um resultado, mas não encontra uma solução clara, deve buscar ideias malucas, experimentar o inusitado, improvisar e continuar a construir o caminho em frente até aparecer algo que funcione”. 

Algumas Impressões

Sempre que se fala em design thinking, é comum associar a técnica às artes, à estética ou mesmo ao design em si. Contudo, o conceito é bem mais amplo, e trata-se de uma forma de resolver problemas e pensar projetos tendo como base o mesmo processo cognitivo que os designers usam, dividido em etapas: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias, prototipagem, e por aí vai. Este modo de pensar é usado principalmente para criar novos produtos e serviços, mas a lista de aplicações não para por aí. Muito além de uma técnica para resolução de problemas, o design thinking é uma abordagem, ou seja, uma forma de encarar as coisas, e, através da aplicação de seus valores – empatia, colaboração e experimentação – é possível incorporá-lo na rotina e ter uma vida e uma carreira mais produtivas, cheias de realizações e alegrias. E esta é justamente a proposta de “O design da sua vida”, dos professores e profissionais de sucesso do Vale do Silício, Bill Burnett e Dave Evans, que chegou por aqui através da parceria com a Editora Rocco. Sendo produtora de conteúdo full time, eu trabalho com a criatividade todas as horas de todos os dias de todos os meses, e estou sempre procurando novas formas de otimizar processos, solucionar problemas, expandir meus conhecimentos e me organizar. Então, quando vi este livro na news da editora, não pensei duas vezes antes de solicitar. E olha, valeu a pena.

 
“Sua vida bem projetada terá um visual e uma sensação únicos também, e o pensamento de design irá ajudá-lo a resolver os problemas de design da sua própria vida. Tudo que torna nosso cotidiano mais fácil, mais produtivo e mais prazeroso foi criado por causa de um problema e também porque um designer ou uma equipe de designers em algum canto do mundo buscou resolver o problema”. 

Com pouco mais de trezentas páginas, o título é baseado no conteúdo das aulas dos dois designers, parte de um dos cursos eletivos mais disputados na Universidade de Stanford, na Califórnia. O curso Designing Your Life (desenhando sua vida, em tradução literal), já é ministrado há mais de uma década, e Bill e Dave elencam modelos mentais para tomadas de decisão, como ser criativo, não se ater ao confortável, mediano ou normal, experimentar novas opções, ver por outros ângulos, entender que errar faz parte do processo, dentre outros. Não que os autores tenham criado a ideia, mas aperfeiçoaram o design thinking a partir de suas próprias experiências, e provaram que é possível ter uma vida e uma carreira dinâmicas, criativas, produtivas e felizes. Burnett, por exemplo, largou o curso de Biologia para estudar Engenharia Mecânica, trabalhou na Apple e ainda foi designer de brinquedos da franquia “Star Wars”. Particularmente, acredito que a questão aqui está em enxergar novas possibilidades, e entender que as boas ideias e soluções para questões que à primeira vista pareciam insolúveis, podem surgir de uma simples conversa com outras pessoas. Gostei muito da forma como este livro foi organizado e da técnica em si, e, pesquisando um pouco mais sobre os autores, encontrei dois TEDx Talks (em inglês) muito bons em que eles falam um pouco mais sobre design thinking e também sobre si mesmos (clique para Bill Burnett / clique para Dave Evans), além do site oficial do curso que ministram em Stanford (clique para acessar). Se você, assim como eu, está sempre em busca de novos conhecimentos ou muitas vezes se sente perdido (a) em meio a uma tomada de decisão, esta é uma leitura mais do que recomendada.

Sobre a Editora Rocco
Há mais de três décadas demonstrando sensibilidade para detectar as tendências do mercado, ousadia na difusão de novas ideias e agilidade de produção, a Rocco se orgulha por ser uma editora sólida e independente, capaz de se reinventar a cada dia para atender aos anseios do público brasileiro. Seus selos são: Rocco, Rocco Jovens Leitores, Rocco Digital, Bicicleta Amarela, Fábrica 231, Fantástica Rocco, Anfiteatro e Rocco Pequenos Leitores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário