sábado, 19 de agosto de 2017

John Green anuncia novo livro: “Tartarugas Até Lá Embaixo”

Depois de seis longos anos sem agraciar os leitores com suas histórias, dois filmes baseados nas tramas que criou e mais de 4,5 milhões de livros vendidos no Brasil, o autor John Green (tio João Verde, para os íntimos), está de volta! Na última semana, ele anunciou o título de seu novo livro “Turtles All The Way Down”, traduzido para o português como “Tartarugas até lá embaixo”, que será publicado por aqui pela Editora Intrínseca, de forma simultânea com os Estados Unidos, no dia 10 de outubro deste ano. Na trama, conheceremos a história de Aza Holmes, uma jovem de dezesseis anos que está em busca de um bilionário desaparecido, na tentativa de ganhar a recompensa oferecida. Segundo informações da Intrínseca, o livro aborda assuntos como amizades duradouras, reencontros inesperados, fan fictions de Star Wars e répteis neozelandeses. Inusitado, não? Um fato interessante é que o autor declarou ter incluído na obra muitos elementos da própria vida, entre eles o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), com o qual conviveu por muitos anos – mas garante se tratar de um enredo totalmente fictício. Em entrevista recente ao Entertainment Weekly, ele declarou que trabalha no projeto já há alguns anos, e que está animado para que os leitores conheçam a história. 

“Há anos trabalho em Turtles All The Way Down e estou animado para compartilhar essa história com os leitores, em outubro. É minha primeira tentativa de escrever diretamente sobre o tipo de distúrbio mental que afeta minha vida desde a infância, então, embora seja uma história ficcional, também é algo muito pessoal”. 

Confesso que estou curiosa acerca da temática deste livro, e a premissa apresentada, uma vez que abordará em alguma medida o TOC, me lembrou de “O Herói Improvável da Sala 13B” (clique para ler a resenha), que traz uma visão muito pessoal e realista do assunto. Contudo, fica a dúvida: de onde John Green tirou a inspiração para escolher este título? A Editora Intrínseca foi atrás das respostas para este mistério: acontece que circula na comunidade científica uma história sobre um cientista renomado, que, em certa ocasião, estava ministrando uma palestra sobre astronomia (Stephen Hawking, inclusive, conta isso no primeiro capítulo de seu livro, “Uma breve história do tempo”). Ele falava sobre o modo como a Terra orbita o Sol, que, por sua vez, orbita o centro de uma vasta coleção de estrelas que chamamos de galáxia. Entretanto, quando a palestra terminou, uma senhora se levantou e disse:

“O que o senhor acabou de falar é uma bobagem. Na verdade, o mundo é um prato achatado apoiado no dorso de uma tartaruga gigante”. 

E, apesar de ser um modo interessante de se ver as coisas, o cientista perguntou em que a tartaruga a qual a senhora se referia estaria apoiada (bem no meio do espaço), ao passo que ela respondeu “Em outra tartaruga. Uma tartaruga abaixo da outra. Há tartarugas até lá embaixo”. E pronto! Esta é a explicação para a escolha inusitada feita por Green para o título de sua nova história. E, por mais que a coisa toda não vá fazer sentido até que tenhamos acesso à história de Aza, mal posso esperar para conhecer esta protagonista, que promete ser complexa e dona de uma narrativa do tipo que nos faz refletir muito depois que a última página for lida. Ainda segundo informações da Intrínseca, esta não é uma história sobre tartarugas (se é sobre isto que você está pensando), mas sim uma jornada emocionante, sobre uma garota que enxerga o mundo de uma forma muito diferente. Já é possível garantir o livro na pré-venda (clique aqui), e mal posso esperar para tê-lo em mãos! (Quem sabe ele resolve o meu problema de decepção com os desfechos de outros títulos do autor?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Pinterest