quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Resenha: Dica da Ka


“Nunca me esqueço da inquietude da minha mãe mudando os móveis de lugar o tempo todo, pintando paredes de uma cor diferente da outra, usando sacolinhas plásticas para dar um efeito legal”.

Sinopse: “Dica boa é dica compartilhada. Invente, recicle, reutilize, decore, transforme seu cantinho e sua autoestima. Venha botar a mão na massa com Karina Milanesi, uma das maiores especialistas em DIY (Faça você mesma) do Brasil, fundadora do canal Dica da Ka. Surpreenda-se com o que você pode fazer sozinha, mas nunca imaginou! ”. 

Título: Dica da Ka.
Autora: Karina Milanesi.
Páginas: 120 páginas.
Editora: Belas Letras. 
ISBN: 978-85-8174-331-8.


“As minhas dicas surgiram muito antes de dividir isso com alguém, o reutilizar e transformar algo que estava ali no seu cantinho sem muita vida fazia com que eu me sentisse presenteada por alguém que sabe exatamente o que eu gosto: Eu! Descubra dento de você muitos dons escondidos por meio deste livro, e depois de colocar a mão na massa, esteja preparada para dizer uma frase que faz toda a diferença depois de receber muitos elogios: “Gostou? Fui eu que fiz! ”. 

Algumas Impressões 

           Criado em outubro de 2013 por Karina Milanesi, o “Dica da Ka” é um dos canais de “faça você mesma” mais legais (e famosos) do Youtube, e ela tinha acabado de se casar e não estava trabalhando na área de formação quando teve a ideia de compartilhar suas “invenções de moda” em casa com outras pessoas através de vídeos ao estilo tutorial. Com bom humor e materiais que quase todo mundo tem guardado em algum cantinho, ela cria itens lindos e práticos, e que – principalmente – reaproveitam coisas que antes estavam sem uso ou precisando de uma renovação. A Ka nunca imaginou que suas dicas de DIY acabariam se tornando seu trabalho e muito menos a proporção que o canal tomaria, mas o sucesso é tanto que este ano lançou pela editora Belas Letras o primeiro volume em livro de seus criativos tutoriais: “Dica da Ka - Volume 1: #Decoração”, com dezenove ideias muito bacanas para se testar em casa. Se você acompanha o blog, já deve ter percebido que eu adoro tentar coisas novas, tanto que temos até uma categoria por aqui dedicada a como eu fiz algumas coisas (tem Unicorn Head, Toca Hobbit, móvel de design, festa de aniversário inspirada em Harry Potter...para conferir é só clicar aqui). Então é claro que acompanho o canal da Ka e que surtei assim que o livro chegou por aqui através da parceria com a editora, não é mesmo? 

 

         Com uma diagramação impecável e pouco mais de cem páginas, além de trazer o passo a passo de itens de decoração para todos os gostos e com diferentes níveis de dificuldade, o livro ainda conta com moldes destacáveis e pôsteres estilosos para que você possa espalhar sua arte por aí. Fiquei morrendo de vontade de fazer praticamente todos os tutoriais, mas sem sombra de dúvidas os que eu vou testar em breve são a bandeirinha (daquelas que todo mundo está usando pendurada na parede); o “dormindo sobre cactos” e a “parede flamingo”, que trazem tutoriais de como estampar em diferentes materiais usando moldes diversos; o “chove chuva”, que é uma ideia genial e maravilhosa de canteiro para plantas; e o “quadro teclado de computador”, que eu fiquei me perguntando um tempão como nunca tinha pensado nisso antes! Todos os tutoriais trazem fotos detalhadas do passo a passo de cada peça, o que ajuda – e muito! – na hora de testar em casa. A forma como a Ka explica também torna a experiência divertida e descomplicada, mesmo os mais elaborados, como o “Little Dog”, que exige alguma habilidade na costura. Ha, claro que assim que eu colocar a mão na massa vou contar por aqui como eu fiz! São projetos divertidos para se tentar neste fim / começo de ano, seja para começar uma atividade nova ou apenas para dar aquela renovada em itens que precisam de atenção – sabe aquela peça antiga que você está mantendo em cárcere privado dentro de um armário ou escondida em um cantinho? Então. E aí, curtiu? Quem aí também é a (o) louca (o) dos DIY? Tem algum tutorial para indicar? Deixa nos comentários!


Sobre a Belas Letras

A editora nasceu em 2008 com o compromisso de aproximar a literatura dos temas da era digital e da cultura pop, com um catálogo enxuto e de qualidade e uma proposta editorial moderna. É rock e pop. É arte, viagem, gastronomia, ciência e humor. É estilo de vida, universo digital, comportamento e inspiração. É uma nova experiência entre os leitores e seus livros. Porque, para nós, ler é se conectar, e se aproximar daquilo que mais amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário