sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Como eu Fiz: Unicorn Head


       Com o aniversário de três anos do blog chegando, comecei a planejar o que faria para comemorar ainda em outubro, e pesquisando referências tive a ideia de montar uma “mini festa” para a família e os amigos que de alguma forma fazem parte da história deste projeto. Como a identidade visual do Fleur é baseada num símbolo mais do que maravilhoso, o unicórnio, o tema já estava escolhido, e saí em busca de itens para a decoração. Mas depois de visitar todas as lojas de festas da cidade, tive que aceitar que teria de fazer tudo, pois não encontrei nem um chifrezinho com purpurina sequer. Usando dos poderes do meu velho amigo Pinterest, reuni algumas ideias possíveis de colocar em prática com o tempo e os materiais que tinha à disposição, e uma das mais legais foi a de fazer “unicorn heads” (cabeças de unicórnio, em tradução literal) em forma de troféu. A técnica ficou famosa há algum tempo, principalmente por ser fácil e barata, e não é difícil encontrar tutoriais que ensinam a confeccionar estes troféus, principalmente de cabeças de alce ou cavalos comuns. 

 

Materiais

      Para fazer as cabeças eu usei uma folha de Papel Paraná de 1 metro por 80 centímetros, da gramatura mais dura. Ela custou cerca de cinco reais numa loja de artesanato da cidade, e por ser bem grande rendeu três troféus de mesmo tamanho (é só saber aproveitar bem os espaços na hora de marcar o desenho do molde). Também usei um estilete, tesoura com ponta e lápis de escrever, além de uma lixa de unha, cola TekBond (Linha de Artesanato), pincéis e tintas da marca Acrilex nas cores Preto (Acrílico Brilhante), Turquesa (Fosca para Artesanato – n° 577), Goiaba Queimada (Fosca para Artesanato – n° 805) e Dourado Solar (Metal Colors – n°598). O molde que usei foi disponibilizado pela Isabelle Verona, pois, de todos os tutoriais que encontrei, o dela tinha o resultado que mais se aproximava do que eu queria e acabei ficando muito satisfeita (clique aqui para baixar o molde). 


Como eu Fiz

          Antes de pesquisar tutoriais e procurar saber como esses troféus eram feitos, eu acreditava que era algo difícil e complicado, mas não poderia estar mais enganada. Na verdade é extremamente fácil ter um destes para chamar de seu: é necessário apenas baixar o molde, imprimir em papel sulfite tamanho A3 (atenção para o tamanho, pois ao imprimir em um diferente seu troféu não vai ficar no tamanho correto e as partes podem não encaixar), marcar as partes na folha de Papel Paraná, recortar e montar. No meu caso, eu recortei todas as peças e montei para ver se encaixavam perfeitamente antes de desmontar tudo e pintar das cores que escolhi. Depois de secas, montei novamente e usei a cola TekBond para fixar a cabeça na base, que também está disponível no molde. Vi muitas pessoas usando papelão para fazer este item de decoração, mas prefiro o Papel Paraná, pois o acabamento fica muito mais bonito. Por conta da composição deste papel, ele permite que as partes sejam lixadas e arredondadas, o que deu uma aparência muito melhor às peças depois do corte. Para se ter uma ideia, até quem viu os meus troféus pessoalmente achou que eram feitos de madeira MDF, e não acreditaram quando falei que eram de papel. Além de pintar, também é possível estampar a peça depois de pronta ou decorar com papel adesivo. As possibilidades são quase infinitas, dependendo apenas da sua imaginação! Depois de pronto, é só fazer um furinho na base e pendurar usando um prego pequeno. Caso você não queira furar, também é possível pendurar usando fita dupla face da 3M (aquelas usadas para pendurar quadros), mas como o troféu é de papel eu não recomendo, mesmo sendo um material resistente, pois pode estragar a peça caso queira mudá-la de lugar. E é isso! Curtiu? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aí nos comentários! 

10 comentários:

  1. Eu adorei e pelo jeito que explicou, é bem fácil mesmo de se fazer!
    Vou tentar aqui em casa!

    Uma Mente Inquieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Enquanto eu estava escrevendo o tutorial fiquei com muito receio de ficar confuso, então é muito bom saber que dá para entender! Tenta sim e me mostra o resultado <3 Um beijo :*

      Excluir
  2. Ficaram lindos. E realmente, quando você olha parece super difícil, mas talvez não seja tanto mesmo :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Pois é, minha primeira impressão foi de que era algo muito difícil, mas quando realmente decidi fazer achei bem fácil! Um beijo :*

      Excluir
  3. Bem primeiramente parabéns Lê pelo sucesso e maravilha que tem sido o Fleur você é uma pessoa muito talentosa e tem um futuro e tanto pela frente então parabéns a você e a esse blog lindo que amoo apesar de andar um pouco distante haha e sobre o unicórnio estou com uma vontade e tanto de fazer masa inda estou pensando, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu muito obrigada <3 Fico muito feliz em saber que gosta do Fleur, este cantinho que crio todos os dias com tanto carinho. Eu adoro o seu trabalho e as artes que faz, e tenho uma inveja danada daqueles trabalhos de lettering viu KKKKK eu amo <3 Um beijo!

      Excluir
  4. Já estou oficialmente salvando nos favoritos porque eu preciso de um desses na minha casa.
    Talvez eu nem faça um unicórnio (será que acho um pokémon? *-*), mas só pela ideia já é muito válido!

    Beijos.
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é possível encontrar esses moldes das mais variadas criaturas, afinal, fica muito lindo! Menina que ideia genial essa do Pokémon! Se achar me fala que eu quero fazer também! Um beijo <3

      Excluir
  5. Cê tem tanto talento miga! Adoro seus DIY! <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga muito obrigada! Estava sentindo sua falta por aqui! Um beijão <3

      Excluir