terça-feira, 16 de agosto de 2016

Tag dos 50 %


        Se tem uma coisa que está salvando este mês de Blog Every Day August, esta coisa são as tags. Por mais que eu tenha começado meu planejamento ainda em Julho, claro que sempre surgem aqueles imprevistos de última hora e que impedem a postagem programada para determinado dia de ir ao ar. E é nesses momentos que os queridos desafios de perguntas e respostas têm feito a alegria deste serumaninho que vos fala, uma vez que, além de entrar no lugar das tais postagens que não puderam ser publicadas na data certa (principalmente por causa de fotos, tenho que dizer), ainda são uma oportunidade e tanto de compartilhar um pouco mais sobre mim, o que gosto, e, principalmente, sobre as minhas leituras! Afinal, quem não ama uma boa tag literária não é mesmo? Eu conheci a Tag dos 50% através do Booktube ainda no ano passado, quando o Vitor Martins respondeu (clique para acessar este canal cheio de amor). Ela foi criada pelo canal ReadLikeWildfire (clique para conhecer), e a ideia é que seja respondida na metade do ano (julho ou agosto), classificando as melhores e as piores leituras do primeiro semestre.


1. O melhor livro que você leu até agora.

Vale dizer "Caixa de Pássaros"? Porque, meu Deus do céu! Eu ainda não me recuperei completamente dessa leitura (clique para ler a resenha). O autor Josh Malerman soube como construir uma narrativa intrigante, complexa e completamente aterrorizante, que faz com que o leitor questione da sociedade em que vive até ele mesmo e seu modo de vida. Simplesmente genial. 

2. A melhor continuação que você leu até agora.

Eu ainda não li muitas continuações este ano, mas mesmo assim não poderia escolher outra que senão "O Destino da Número Dez", da Série Os Legados de Lorien (clique para ler a resenha). Mal posso esperar pelo próximo (e possivelmente último) volume, pois este terminou de uma forma que aguça a curiosidade do leitor ao máximo. 

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.

Eu ando perdida no tempo e no espaço por conta da quantidade de coisas que tenho para fazer - tentando me desdobrar para fazer todas elas -, e por este motivo não sei nem quando este livro foi lançado exatamente, mas eu quero muito, mas muito mesmo a edição ilustrada de Harry Potter - tanto a de A Pedra Filosofal quanto a de A Câmara Secreta, aliás. Fala sério minha gente, para uma pessoa extremamente viciada na série ver uma coisa dessas e não ter é uma tortura! 

4. O livro mais aguardado do segundo semestre.

Para este segundo semestre estou muito ansiosa por "Magnus Chase e os Deuses de Asgard: O Martelo de Thor" - que eu não tenho certeza de quando exatamente chegará às livrarias - e "Biblioteca de Almas", que será lançado pela Intrínseca ainda este mês. 

5. O livro que mais te decepcionou esse ano.

Nem vou me alongar muito nesta resposta porque dói demais o meu coração dizer que um livro de Star Wars me decepcionou, mas "O Código do Caçador de Recompensas" (clique para ler a resenha) não me agradou mesmo. Eu bem que tentei salvar a experiência de leitura e levá-la para um lugar mais feliz e agradável, mas não teve jeito, principalmente em comparação com "O Caminho Jedi" e "O Livro dos Sith", que são ótimos. 


6. O livro que mais te surpreendeu esse ano.

Com as parcerias com novas editoras eu confesso que passei a me surpreender com muitas histórias, principalmente pelo fato de me aventurar em novos gêneros e autores, mas "Holy Cow: Uma Fábula Animal", do autor David Duchovny (clique para ler a resenha), foi o que mais me surpreendeu neste primeiro semestre. Através de uma narrativa simples - uma fábula animal - e uma protagonista irreverente e inusitada, o autor conseguiu transmitir grandes conceitos e levar á reflexão os leitores que, atentos, acompanhavam a história página após página. 

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).

Não dá para responder a essa pergunta de uma forma adulta o suficiente para não dizer "ha não, só um não vale!". Eu estou completamente apaixonada pela escrita de Josh Malerman, de "Caixa de Pássaros", que já está aparecendo pela segunda vez nessa postagem, fato que só ajuda a comprovar com o livro é incrível. Por outro lado, também gostei muito das autoras Kendare Blake - de "Anna Vestida de Sangue" (clique para ler a resenha) - e Mary E. Person, de "The Kiss of Deception" (clique para ler a resenha). Note que era para escolher apenas um, mas, como já era de se esperar, eu roubei e escolhi três.


8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente e (9) Seu personagem favorito mais recente.


Ok, essas são duas perguntas complicadas, mas sabe-se lá porque motivo eu resolvi respondê-las juntas. Primeiramente, eu sempre acabo acumulando um novo crush literário à cada nova história, mesmo as de terror ou mistério, não tem jeito. Foi assim até com "Caixa de Pássaros", mas não posso falar sobre o personagem para evitar spoiler. Entretanto, se eu for colocar no papel a quantidade de suspiros que dei pela quantidade de livros lidos, acho que - devido a essa fórmula matemática garantidíssima - Rafe, de "The Kiss of Deception" ganha em disparada, com um certo "Notável" de "Socorro, meu vídeo bombou na internet" ocupando o segundo lugar (clique para ler a resenha). 

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre e (12) Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora.

Pulando a ordem dar perguntas e juntando mais uma resposta para dizer que definitivamente e sem nem mesmo dar margem para contestar, "Quarto" (clique para ler a resenha), da autora Emma Donoghue, foi o livro que me fez chorar ao mesmo tempo em que se classificou como a melhor adaptação cinematográfica de um livro que eu assisti neste primeiro semestre. Se tem uma palavra que pode descrever a sensação tanto de ler quanto de assistir à história é claustrofóbica, ao mesmo tempo em que se mostra emocionante, cruel e real. Dói sabe, mas é uma daquelas tramas que custamos a esquecer - isso se algum dia esquecemos.



11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.

"Gentil como a Gente", Fernanda Gentil. Simples assim. Sério, você não sabe a felicidade que fiquei, primeiro ao saber que a Fernandinha estava lançando um livro, e depois por recebê-lo na minha casa através da parceria com a Intrínseca. Se você leu a resenha (se não leu clique aqui) percebeu que eu sou muito fã dessa jornalista maravilhosa, e que me inspiro nela né? 

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).

Resenha favorita... hummm. Sempre tento produzir o melhor conteúdo e trazer uma opinião sincera e bem completinha sobre os livros nas resenhas que publico aqui no Fleur, e geralmente não tenho resenhas favoritas, mas se for para contar as quais fiquei mais animada em falar sobre os livros eu escolheria um top três (roubando mais uma vez): "The Kiss of Deception" (clique para ler), "Vamos Juntas?" (clique para ler) e "Orgulho e Preconceito e Zumbis" (clique para ler).

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.

Não comprei muitos livros este ano, principalmente por conta do volume que títulos que têm chegado aqui em casa por conta das parcerias, mas ganhei um mais do que maravilhoso de aniversário: Revival, do mestre Stephen King. Eu já falei sobre ele na postagem de 7 Capas (clique aqui para ler), e foi uma amiga muito querida e viciada em tubarões que me deu. Ainda não li, mas está na lista de prioridades por aqui, o que me leva à última pergunta...

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?

Eu tenho uma lista de leituras que só aumenta mais e mais a cada mês sabe. Alguns estão na prioridade, como o que chegam das editoras e alguns que eu estou mais do que louca para ler, já outros vão sendo realocados mês a mês. Mas sabe como é, trabalho, pós graduação, preparação para o mestrado e aquelas mil e uma outras coisas que acabam nos impedindo de finalizar todas as leituras pendentes. Cadê férias? E é com essa resposta meio enrolada que para falar a verdade não respondeu nada que eu vou encerrar essa postagem! Se você curtiu a tag e quer responder pode ficar à vontade, só não deixa de citar o canal que a criou viu?! E aí, já leu alguns desses livros? Tem algum título para indicar? Quais foram suas melhores - e as nem tão legais assim - leituras até agora? Conta aí nos comentários!


6 comentários:

  1. Adorei a TAG e fiquei feliz em saber que 'O destino da número Dez' é bom. Eu só li até o segundo livro da série e quero continuar mas já até me perdi nos livros, nem sei quantos tem, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei todos os livros e tô ansiosa pelo último! Menina tem resenha de todos eles aqui! Qualquer coisa dá uma lida para saber o que eu achei <3 Acredito que você vai curtir, é uma das minhas séries favoritas! Um beijo : *

      Excluir
  2. Dei um pulo aqui achando que A Câmara Secreta ilustrado já tinha saído! Não tenho estrutura pra esse ano com tantos lançamentos de HP!

    E eu não li nada da sua lista! (só Revival)
    E acho que nem vou ler, porque Pokemon Go tá atrasando minha vida, halp!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale KKKKKK Eu não tenho estrutura emocional nem financeira pra isso viu. Hoje saiu uma notícia que mais livros serão lançados ligados ao universo, e eu preciso de vários que já saíram ainda kkkkkkk E Pokemon Go tá na minha listinha de prioridades também KKKK Um beijo : *

      Excluir
  3. Sou louca para responder essa TAG, faz um tempinho!
    E morro de vontade de ler Caixa de Pássaros, tá na minha wishlist! Depois dessa tua indicação, soy obrigada a ler! hahahaha :))

    Adorei as respostas, beijo!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava doida para responder desde o ano passado! E Caixa de Pássaros é muito bom, leia o quanto antes! <3 Um beijo e obrigada <3

      Excluir