quinta-feira, 7 de abril de 2016

Resenha: Morando Sozinha


“Morar sozinha com certeza ainda é uma das experiências mais legais da minha vida. Bom, a não ser que você seja uma pessoa do futuro e esteja lendo este livro em 2030. Provavelmente no futuro muitas outras coisas acontecerão e quem sabe eu já tenha publicado outros livros. Mas até o presente posso dizer que morar sozinha é uma das experiências mais legais. Principalmente por vir com tantas novidades ao mesmo tempo que, sem querer, acabam mudando você. E isso é muito bom”. 

          Você já pensou em morar sozinha? Pois saiba que pode ser uma experiência incrível. Mas, para ter uma vida independente, é preciso se planejar muito e se organizar também. Neste livro, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias inusitadas e engraçadas a partir do momento em que decidiu sair de casa, ainda aos dezoito anos. Desde dicas de como escolher o melhor lugar para morar e solucionar questões burocráticas e práticas, até como resolver problemas do cotidiano, está tudo aqui, nas páginas deste livro. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!

Título: Morando Sozinha - Tudo o que você precisa saber para ter uma vida independente. 
Autor: Fran Guarnieri.
Páginas: 160 páginas.
Editora: Belas Letras.
ISBN: 978-85-8174-211-3.


“Antes de começar qualquer coisa na sua vida lembre-se de repetir essa frase para você mesma: preciso me organizar primeiro. Isso pode até ser um grande problema para alguns, mas a verdade é que se organizar facilita sua vida e torna os seus sonhos em realidade mais rápido. E isso vale para tudo que você decida fazer. E com morar sozinha não é diferente”.

Algumas Impressões 

        Antes de mais nada, eu adoro a Fran. Acho que, depois do blog da Bruna Vieira (Depois dos Quinze), o Morando Sozinha (clique para conhecer) foi um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar, acessando com frequência para ver se novas postagens já estavam no ar. Apesar de ser uma pessoa organizada desde sempre, principalmente por causa da minha mãe, que não podia nem mesmo ouvir a palavra bagunça, consegui ótimas dicas e métodos de organização no Morando Sozinha, e imagine o quanto fiquei feliz quando ela anunciou que lançaria um livro. Veja bem, sempre fui muito independente, filha única até os quatorze anos, e minha família não é tão grande, mas não tenho este desejo imediato de morar completamente sozinha. Porém, as dicas realmente me ajudaram – e ainda ajudam – em um período onde eu senti uma necessidade imensa de me organizar mais, que foi no início da faculdade. Eu trabalhava durante o dia, estudava durante a noite e também trabalhava nos finais de semana, e isso estava me enlouquecendo porque eu sempre tinha aquela sensação de que algo estava por fazer.


“Depois de se organizar, se planejar, lidar com as burocracias e organizar uma mudança, você está literalmente morando sozinha. Ok, mas e agora? Agora é a hora que tudo começa a mudar. Na verdade, as coisas já mudam bastante no primeiro dia, quando você já tem a autonomia de escolher onde cada coisa vai ficar na sua casa. Acredite, isso é grande coisa. No entanto, a sensação de acordar no segundo dia também é incrível”. 

          Quando conheci o blog da Fran as coisas mudaram bastante, a partir do momento que comecei a incorporar alguns métodos de organização sugeridos por ela à minha rotina, como a planilha de gastos, as pastas com divisórias e o mais importante de todos, o caderno da organização. No livro, Morando Sozinha: Tudo o que você precisa saber para ter uma vida independente, a autora compartilha um pouco da experiência de sair de casa aos dezoito anos para morar sozinha, como foi dividir apartamento e as coisas boas e ruins que rolaram até que ela pudesse de fato ter seu próprio apartamento. O livro também traz dicas importantes sobre finanças, planejamento, conversa com os pais e, claro, organização na hora de dar um passo tão importante como este. Se você quer morar sozinha, se já mora ou se essa é uma ideia para um futuro não tão próximo assim, não importa. As dicas deste livro vão te ajudar – e muito – a resolver todas as questões que implicam morar sozinha, das mais burocráticas às tarefas do cotidiano (louça, estou olhando para você!).


Sobre a Belas Letras

A editora nasceu em 2008 com o compromisso de aproximar a literatura dos temas da era digital e da cultura pop, com um catálogo enxuto e de qualidade e uma proposta editorial moderna. É rock e pop. É arte, viagem, gastronomia, ciência e humor. É estilo de vida, universo digital, comportamento e inspiração. É uma nova experiência entre os leitores e seus livros. Porque, para nós, ler é se conectar, e se aproximar daquilo que mais amamos.

4 comentários:

  1. Oi Letti. Leio o blog da Fran desde que vim morar com o Robson. Apesar de não estar "sozinha" o blog dela foi de auxílio pra eu aprender a me organizar (já que o marido é bem bagunceiro), organizar rotinas e orçamento doméstico. Demorei muito pra acostumar cozinhar só para mim, já que ele almoça na empresa. Acabava ou não cozinhando ou desperdiçando :/
    Mas é aquele negócio, conforme a gente vai praticando vai pegando o jeito da coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Grazy! Pois é, eu adoro o blog da Fran principalmente pelas dicas de organização, coisa que eu gosto muito. E sim, apesar de ainda não morar sozinha eu entendo, mas com o tempo vamos aprendendo! Um beijo <3

      Excluir
  2. Dicas de organização é sempre importante. Eu e o meu namorado, ainda estamos nos adaptando a experiencia de morarmos juntos, sem os nossos pais para bancar as contas haha! Percebo que aprendemos muito com o tempo, mas há sempre o que melhorar! Essa edição me parece linda <3 Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre! Eu sou muito organizada e chego a ter TOC kkkkkkkk E sim, nós aprendemos com o tempo, nos adaptamos. Um beijo : *

      Excluir