sexta-feira, 3 de abril de 2015

Resenha: O Caminho Jedi - Um manual para estudantes da Força

"Não há emoção, há paz. Não há ignorância, há conhecimento. Não há paixão, há serenidade. Não há caos, há harmonia. Não há morte, há a Força". - O Código Jedi.
     
      Se você pretende estudar sobre a Força, sendo um Cavaleiro Jedi - ou ainda Youngling ou Padawan - este livro é leitura obrigatória. Encontrado entre artefatos advindos das ruínas de Byss e entregue a Luke Skywalker, estima-se que foi escrito a uma década ou mais após o fim das Novas Guerras Sith, em 1.000 ABY. Com o objetivo de codificar o papel da Ordem Jedi e estabelecer tradições seguidas até os dias de hoje, seu conteúdo foi elaborado por Mestres Jedi da época, e desde então, suas cópias tem sido passadas sucessivamente de Mestre para Padawan (alguns de existência lendária, como Mestre Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Anakin e Luke Skywalker e o próprio Mestre Yoda). 
       A cópia que possuo data de 115 ABY e possui os pensamentos e observações de cada dono anterior através de comentários manuscritos em suas páginas. Através dos ensinamentos contidos neste livro, é possível compreender melhor o que significa ser um Jedi e ter uma visão mais ampla do poder da Força e do que ela é. Além disto, é a possibilidade de preservar a sabedoria das antigas gerações Jedi, para que esta possa ser passada para as vindouras. 


"A Força é eterna, mas nós Jedi nem sempre estivemos presentes para interpretar seus ensinamentos. Séculos antes da fundação da República, nossos predecessores ouviram a respeito da Força pela primeira vez no Núcleo Profundo, no planeta Tython. Os videntes de Tython conheciam o campo de energia como Ashla, mas o entendiam de modo muito parecido como nós nos dias de hoje [...] Contudo, os videntes que usaram sua habilidade a serviço do ódio e da cobiça passaram para o lado negro".

Título: O Caminho Jedi: Um manual para estudantes da Força.
Autor: Daniel Wallace.
Editora: Bertrand Brasil.
Páginas: 160 páginas.
ISBN: 978-85-286-1780-1.


     Cada uma de suas partes é escrita por um mestre sábio dentro do assunto tratado, sendo dividido em quatro partes: passando da introdução à Ordem Jedi aos períodos de Jedi Iniciado e Padawan e, finalmente, à Cavaleiro Jedi e as diversas funções que este pode desempenhar dentro da Ordem (como tornar-se Mestre e membro do Conselho Jedi). Trajes e Comportamento, os três pilares dos Jedi (A Força, o Conhecimento e a Autodisciplina), a construção, uso e as técnicas de combate de sabre de luz, os testes Jedi e até mesmo um breve relato sobre a história dos Sith, são alguns dos assuntos encontrados neste manual. Por um período, até mesmo Darth Sidious - o nome Sith do Imperador Palpatine - esteve de posse deste livro, tendo o adquirido logo após a Guerra dos Clones e adicionado seus sarcásticos comentários sobre os ensinamentos Jedi. 

"Como Jedi Iniciados, vocês são jovens e ainda não experimentaram as tentações do lado negro. Mas prestem muita atenção, pois nada tem tanto potencial para arruinar suas boas ações e reputação. [...] A Força é uma montanha emergindo da água - o lado negro está apenas submerso, recolhido no fundo. Se vocês escolherem mergulhar, o lodo irá prendê-los e afogá-los".

                   
Algumas Impressões 

    O que mais me chamou a atenção ao ler este manual - além é claro da possibilidade de ampliar meus conhecimentos acerca da história de Star Wars - foi a arte das páginas. Além dos comentários dos donos anteriores presentes em cada página, descrições, ilustrações e esquemas detalhados compõe este livro, caracterizando-o até mesmo como um valioso item de colecionador (pelo menos para mim). A escrita leva o leitor a uma espécie de imersão, como se este estivesse realmente passando pelos muitos processos do treinamento Jedi. Além disto, os comentários mais recentes - de Luke Skywalker - nos levam a refletir sobre os rumos tomados pela história após a derrota de Darth Sidious e a morte de Darth Vader. Uma oportunidade e tanto para aqueles que, como eu, nutrem um imenso carinho e admiração à obra de George Lucas. Que a Força esteja com você!

2 comentários:

  1. Que linda sua estante! <3 Já leu aquele da Dark Side books também?
    Eu tenho esse, vou ler ainda! Muito boa sua resenha! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O Star Wars, a trilogia? Ainda não, mas está no topo da lista de espera! kkkkk Eu ainda estou no começo da minha coleção. Pretendo comprar o Código do Caçador de Recompensas, o Herdeiro do Império, bonecos Funko... enfim! Mas a pobreza me ama, infelizmente! kkkkk Um beijo : *

      Excluir