segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resenha: Segredos do Acampamento Meio-Sangue

“Caro lorde Apolo, sinto informá-lo de que seu vídeo de orientação sobre o Acampamento Meio-Sangue não é lá muito informativo nem um primor. Na verdade, é um horror! Foi pensando nisso que meus amigos e eu decidimos criar este livro – vamos mostrar aos semideuses novatos como realmente é a vida no acampamento. Atenciosamente, Percy Jackson”. 

Sinopse: “Neste guia definitivo, Percy Jackson e outros famosos residentes do Acampamento Meio-Sangue respondem às perguntas que todo semideus recém-chegado já se fez algum dia. O livro também reúne histórias de feitos heroicos de semideuses que lá moraram ou apenas visitaram o acampamento. E, é claro, ninguém poderia deixar de fora as palavras de sabedoria do deus Apolo, porque... Bem, porque os autores têm amor à vida”. 

Título: Segredos do Acampamento Meio-Sangue: O (verdadeiro) guia do acampamento para semideuses. 
Autor: Rick Riordan. 
Páginas: 176 páginas. 
Editora: Intrínseca. 
ISBN: 978-85-510-0298-8. 

“Se vocês estão lendo isso – surpresa! -, também devem ser semideuses. Afinal, só nós (e alguns mortais especiais, como minha mãe e Rachel Elizabeth Dare) conseguimos ler o que está escrito aqui. Para o restante das pessoas, este livro se chama A história completa da pavimentação, e é sobre... bem, acho que é óbvio. Podem agradecer à Névoa por um assunto tão interessante”. 

Algumas Impressões 

Se tem uma série que eu adoro, que não acaba nunca e que sempre terá um espaço especial no meu coração, é Percy Jackson (e os livros agregados). Criada pelo autor Rick Riordan, a trama conta a história de diversos semideuses – filhos de deuses gregos ou romanos com humanos comuns -, e as aventuras pelas quais eles tem de passar para salvar suas vidas e, ocasionalmente, impedir a destruição do mundo como o conhecemos. Comecei a acompanhar ainda na adolescência, com “Percy Jackson e os Olimpianos”, e, ao longo dos anos, pude observar o crescimento dos personagens em “Percy Jackson e os Heróis do Olimpo” e, mais recentemente, em “As Provações de Apolo”. Fora as séries principais, o autor também presenteia os leitores com livros extras (os guias), que proporcionam uma experiência mais imersiva e outros ângulos e detalhes das histórias que tanto amamos. Lançado em março de 2018, “Segredos do Acampamento Meio-Sangue: O guia (verdadeiro) do acampamento para semideuses”, é uma narrativa divertida construída a várias mãos, fruto da união de semideuses mais experientes para auxiliar os calouros recém-chegados ao Acampamento Meio-Sangue, um lugar onde podem se ver livres da ameaça de monstros (a maior parte do tempo), treinarem suas habilidades, estarem junto de outros filhos e filhas dos mesmos pais e mães divinos e receberem missões que podem levar à sua morte.

“Novos nomes são acrescentados à lista a cada verão, e outros mais se juntarão a nós nos próximos séculos. Essa é a minha esperança, pelo menos. Pois os semideuses do passado, do presente e do futuro são mais do que apenas campistas para mim. Eles fazem minha vida imortal valer a pena. São minha tribo”. 
Segundo Percy Jackson, que organiza e apresenta a obra, a ideia de criar este guia surgiu após alguns campistas citarem a existência de um vídeo de orientação escrito, dirigido, produzido, apresentado e estrelado ainda nos anos cinquenta pelo deus da profecia, da música, do arco e flecha e de mais um monte de outras coisas, Apolo. “Bem-vindos ao Acampamento Meio-Sangue” foi pensado como um programa de variedades, com números de canto e dança, recitais de poesia, quadros de comédia e apresentações de um grupo musical chamado Coral da Lira. Tudo isso exaltando o protagonismo do deus do sol – e, em contrapartida, preparando a um nível de 0% os semideuses novatos para o que estava por vir. Como muita coisa pode mudar em sessenta anos, este guia surgiu para oferecer aos novos campistas uma opção melhor de instrução à vida no acampamento, com descrições de cada uma das áreas importantes, orientações quanto ao que fazer e o que não fazer, um pouco da história do acampamento e histórias de aventuras e lendas dos semideuses que já estão por lá há mais tempo. Além disso, como seria inaceitável privar o mundo deste maravilhoso vídeo de instrução, ao longo do livro há trechos transcritos, com ilustrações que retratam de forma bem detalhada as cenas protagonizadas por Apolo. Uma leitura imprescindível para você que está aguardando seu sátiro ou que acabou de chegar no acampamento! Ah, mas caso você não seja um semideus, espero que goste de “A história completa da pavimentação”.


Sobre a Intrínseca
Uma editora jovem, não só na idade – afinal foi fundada em dezembro de 2003 – mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário