segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Clube do Livro #4: Mestres do Terror

Outubro é o mês do terror, e o Clube do Livro do Fleur em parceria com a Livraria Leitura em Governador Valadares (MG), não poderia ficar de fora. Por isso, o tema escolhido para discussão foi “Mestres do Terror”, numa tentativa de exaltar e enaltecer os autores e autoras que criaram as histórias mais misteriosas e assustadoras de todos os tempos! O encontro rolou no dia 28 (sábado), e falamos tanto sobre autores já consagrados, como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Mary Shelley e Stephen King, quanto sobre os novos talentos, como Gillian Flynn e Iain Reid. Mas, você conhece estes autores e suas obras? Confira: 

Bram Stoker

Abraham “Bram” Stoker foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido pela autoria do romance gótico “Drácula”, uma das principais obras no desenvolvimento no mito literário moderno do vampiro. Escreveu seu primeiro ensaio ainda aos dezesseis anos, e, posteriormente, tornou-se crítico de teatro no jornal Dublin Eventing Mail. Posteriormente, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph. Antes de escrever “Drácula”, Stoker passou anos pesquisando o folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros, e apenas em 1897 a obra foi lançada.

Stephen King

Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido atualmente como um dos mais notáveis escritores dos gêneros de horror fantástico e ficção. Publicado em mais de 40 países, tem muitas de suas obras adaptadas para o cinema e a televisão, e é o nono autor mais traduzido no mundo. King também é conhecido por escrever roteiros avulsos de episódios para séries, como em “Arquivo X”, em que ele escreveu o episódio “Feitiço”, da quinta temporada. Alguns dos seus livros mais populares são: “IT”, “Carrie: A Estranha”, “Sob a Redoma”, “Revival”, “Escuridão Total Sem Estrelas”, “O Iluminado” e “Misery”. 

H. P. Lovecraft

Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como H. P. Lovecraft, foi um escritor estadunidense conhecido por revolucionar o gênero de terror, uma vez que relacionou elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica às narrativas mais assustadoras. Lovecraft chamada seu princípio literário de “cosmicismo” ou “terror cósmico”, onde a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos seus interesses, e suas obras expressam indiferença às crenças e atividades humanas, e muitas vezes desafiam valores do Iluminismo, Romantismo, Cristianismo e Humanismo. Algumas das suas obras mais conhecidas são: “Cthulhu Mythos” e o grimório fictício conhecido como “Necronomicon”.

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, integrante do movimento romântico, conhecido principalmente por suas histórias que abordam mistérios e o macabro. Ele foi um dos primeiros escritores de contos, e é comumente apontado como o inventor do gênero de ficção policial, além de ser associado ao gênero de ficção científica. Sua carreira começou em 1827, com a publicação de uma coleção anônima de poemas, mas mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, como crítico literário. Suas obras influenciaram a literatura ao redor do mundo, bem como campos especializados, como a cosmologia e a criptografia. 

Mary Shelley 

Mary Wollstonecraft Shelley, mais conhecida por Mary Shelley, foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da feminista e escritora Mary Wollstonecraft. É uma das únicas mulheres presentes na lista de escritores mais relevantes do século passado. Foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mais conhecida por seu romance gótico, “Frankenstein: ou O Moderno Prometeu”, lançado em 1818. Até os anos 70, Mary era conhecida principalmente pelo romance “Frankenstein”, mas também publicou “Valperga” (1823), “The Fortunes of Perkin Warbeck” (1830), “The Last Man” (1826), “Lodore” (1835) e “Falkner” (1837).

Robert Louis Stevenson

Robert Lewis Balfour Stevenson foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia, considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX. É conhecido principalmente pela autoria dos clássicos “A Ilha do Tesouro”, “O Médico e o Monstro” e “As Aventuras de David Balfour”, e está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo. “The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (O Médico e o Monstro), lançado em 1886, foi a obra que concedeu ao autor notoriedade artística, e até hoje é um de seus maiores sucessos e um clássico da literatura de terror.

E é isso! Se você é de Governador Valadares (MG), não deixe de participar das próximas edições do Clube do Livro do Fleur em parceria com a Livraria Leitura! Para saber mais, é só acompanhar a página do Fleur ou participar do nosso grupo no Facebook (clique para acessar). Ah, e se você quiser conferir todas as fotos desta quarta edição, é só clicar aqui. Já me sugeriram fazer um Clube do Livro virtual, e estou estudando como viabilizar a ideia. Você participaria? Ah, já leu algum destes autores ou tem um livro dos gêneros de terror, thriller ou ficção para indicar? Deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário