terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Popular, Nerd ou do Fundão? Volta às Aulas 2017 (Livraria Leitura)


         Sabe aquelas que são praticamente as "loucas das papelarias"? Definitivamente eu faço parte deste seleto grupo de pessoas que, mesmo já sendo adultinhas, não resistem a uma cesta cheia de material escolar, com direito a muitos cadernos, canetas coloridas, post its... Eu simplesmente não consigo me controlar dentro de um lugar como esse, e já me vi até inventando pretextos para levar mais um caderno de anotações ou a milésima caneta azul de ponta fina - só porque tem estampa de heróis, claro. E, tanto quanto dezembro é época de falar sobre o Natal e fazer planos para o próximo ano, também é um mês marcado pela compra antecipada do material para a volta às aulas das crianças e dos novos semestres nas universidades, aquela famigerada época onde não é possível entrar em uma papelaria local sem se envolver numa briga pela última caixa de lápis de cor aquarelado, ou pelo tal caderno que você quer mas que só tem um de resto na prateleira. Acreditem, eu até já desmaiei dentro de uma papelaria lotada nessa época, uns anos atrás! Mas, coisas que seriam cômicas se não fossem trágicas à parte, material de papelaria / escolar, é algo que adoro tanto quanto livros, então quando a Livraria Leitura da cidade onde moro (Governador Valadares, Minas Gerais) me convidou para participar de um concurso envolvendo a área da Papelaria, claro que eu topei na hora! Acontece que as livrarias Leitura espalhadas pelo país lançaram uma espécie de concurso cultural envolvendo produtores de conteúdo, principalmente para o YouTube, das cidades que possuem lojas da marca, e o objetivo era criar um vídeo sobre material escolar para 2017 usando a hashtag #MinhaListaEscolarnaLeitura. Cada loja escolheu um (a) youtuber local para representá-la, e através de outros projetos que estou começando a desenvolver com a daqui da cidade, me convidaram para representá-los neste. Como o contato com a livraria ainda é recente, fiquei sabendo da promoção apenas nos últimos dias, e o último dia para a postagem do vídeo era dia 15. Então vejam só o que aconteceu: foram apenas três dias para escrever o roteiro, conseguir o equipamento, convencer meus queridos amigos a me ajudarem, editar e pós produzir tudo - e com um concurso público que fiz no domingo no meio das minhas responsabilidades, ainda por cima -, mas após pouco mais de cem takes de vídeo e quinze horas de edição, o vídeo já está no ar - e desde a semana passada! 



          O objetivo da campanha é envolver os produtores de conteúdo das cidades com lojas Leitura na campanha de material escolar 2017, e duas categorias serão premiadas, Visualizações e Criatividade. Chamei minhas amigas Natália Lima e Nathália Santos (vulgo Redação do Fleur) para ajudar com a produção e a filmagem, e na última terça feira fomos até a Livraria Leitura para gravar. Assisti vários vídeos de compra de materiais quando estava pensando no roteiro, e, geralmente, esse tipo de vídeo consiste na youtuber  (porque a maioria são meninas) indo até uma loja e escolhendo os materiais, ou mostrando em casa, após as compras. Queria fazer algo diferente, e quebrei a cabeça pensando no que até que me veio uma ideia: na escola e na faculdade sempre é possível perceber os diferentes grupos (ou tribos), não é mesmo? E três se destacam principalmente: os nerds, os populares e a galera do fundão. Pensando nisso, criei a lista de materiais dessas três alunas diferentes e o resultado ficou demais! Claro que rola aquela vergonha envolvida, mas no fim das contas a atuação não ficou tão ruim vai. Também chamei outros amigos para me ajudarem nessa, com as cenas dos três grupos diferentes, logo no início do vídeo. Aproveito para agradecer mais uma vez à esses lindos que toparam participar em cima da hora! Como o prazo era bem curto, fiquei aproximadamente quinze horas fazendo a edição, e na quarta feira o vídeo foi ao ar - até porque, a data final para postagem era dia 15. Confesso que foi o vídeo do canal do Fleur que mais deu trabalho até agora, mas valeu muito à pena depois que tudo ficou pronto e comecei a receber um retorno positivo. Quanto mais likes e visualizações, maiores são as chances de ganhar, então, se você ainda não assistiu - por favor nunca te pedi nada -, dá o play!  E se já assistiu, dá o play mais uma vez! Ha, e claro que nós aproveitamos para tirar muitas fotos no processo né? 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

          E aí, curtiu? Estou assistindo este vídeo em repetição infinita, pois além de todo o trabalho que deu para ficar pronto eu ainda estou cheia de orgulho dessa produção. Muito obrigada a todos que ajudaram, à Livraria Leitura de Governador Valadares e aos amigos e leitores que têm deixado seus comentários e elogiado o vídeo! Ha, antes tarde do que nunca, uma explicação: as postagens desse mês estão super atrasadas, principalmente umas mil resenhas que tenho para publicar, mas por um bom motivo. Eu acredito que se você acompanha o Fleur deve ter lido em alguma postagem anterior que eu estava estudando para um concurso público, e na última semana ele finalmente aconteceu. Contudo, perto da data eu me concentrei quase que exclusivamente nisso e aí as postagens ficaram atrasadas. Logo depois eu viajei para buscar meu irmão no Rio de Janeiro (se você acompanha o meu perfil no insta ou a fanpage do blog, rolaram várias fotos legais por lá!), e aí que tudo desandou mesmo. Mas, não vamos nos desesperar (mais), porque até o fim deste mês já vai estar tudo no ar! E olha, já adianto que tem um monte de resenhas de histórias maravilhosas, livros que eu amei e estou louca para compartilhar com você! Ha, e se você tem alguma sugestão ou um livro para indicar, deixa aqui nos comentários hein! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário