domingo, 13 de novembro de 2016

Como eu Fiz: Unicórnio de Biscuit


     Chegamos à postagem de número trezentos e é mais um projeto feito especialmente para o aniversário do Fleur! Não sei se você está sabendo, mas este mês o blog completa três anos, e, ainda no mês passado, eu reuni os amigos para comemorar em uma “mini festa” aqui na Redação do Fleur (ou seja, meu Home Office). Como não encontrei absolutamente nada nas lojas especializadas que pudesse usar na decoração, me propus a fazer os itens e também as comidas, e os dois projetos mais legais foram as “Unicorn Heads” (cabeças de unicórnio, em tradução literal) em forma de troféu - e que eu ensinei a fazer nesta postagem aqui -, e o combo unicórnio mais arco – íris de biscuit como enfeite para o bolo. E é este último que venho contar nesta postagem como eu fiz! Assim como a Toca Hobbit que confeccionei já faz algum tempo (clique aqui para ver), este é um processo mais demorado, pois se tem uma coisa que posso dizer de antemão é que mexer com biscuit pode ser um trabalho complicado se você não tem prática nem mesmo com massinha de modelar comum. Digamos que o biscuit pode se mostrar um desafio, pois endurece e estraga fora das condições corretas de armazenamento, cola nas mãos, é um tanto “temperamental” e pode acabar fazendo a maior bagunça, isso fora o processo de modelagem, que às vezes exige algumas ferramentas especiais. Mas sempre é possível aprender coisas novas, e com o auxílio de algumas dicas simples, o número infinito de tutoriais disponíveis na web e um número equivalente de gambiarras, o trabalho fica muito mais fácil – e possível. 

 

Materiais

       Para fazer as duas peças usei dois pacotes de massa para biscuit na cor branca de 25g, tintas Acrilex nas cores Turquesa (Fosca para Artesanato, n° 577), Goiaba Queimada (Fosca para Artesanato, n° 805), Dourado Solar (Metal Colors, n° 598) e Prata (Metal Colors), fio dourado para decoração de unhas, cola TekBond (Linha de Artesanato), Verniz Vitral Acrilex 37ml, pincéis, palito de madeira e um círculo pequeno de MDF (o tamanho varia de acordo com o da peça que você pretende fazer). Também usei um pouco de creme hidratante para as mãos, tinta Acrilex Preta para fazer os olhos e água. Tanto o unicórnio quanto o arco-íris que fiz ficaram pequenos, para servir ao propósito de enfeitar o bolo, mas caso você queira fazer peças maiores é só comprar mais massa para biscuit, pois a modelagem é a mesma. 


Como eu Fiz

         Depois de pesquisar vários modelos diferentes no Pinterest, e de avaliar quais eram possíveis de confeccionar (ou seja, quais eu realmente conseguiria fazer sem que ficassem um completo desastre), me decidi por um que tinha a estrutura semelhante a um porquinho, mas que no fim das contas ficaria super fofo como enfeite para bolo. Para começar, usei uma tábua plana para trabalhar a massa e deixa-la mais maleável, e para isso passei um pouco de creme hidratante nas mãos. Vai por mim, parece que vai dar tudo errado no começo, mas ajuda – e muito. Depois, comecei a moldar o corpinho do unicórnio, fazendo uma espécie de trapézio com um pedaço de massa, onde a base arredondada é maior que a parte superior. Então fiz um rolinho de massa e cortei em quatro partes, que seriam as patas. Duas eu fixei nas laterais na parte inferior, colando com a cola TekBond e usando a água e o cabo do pincel para dar o acabamento (dessa forma fica tudo lisinho), e as outras duas colei na frente, repetindo o processo de acabamento (nesta parte usei o palito também). Para a cabeça fiz uma bolinha de massa equivalente ao tamanho do corpo, dois triângulos com o interior achatado para as orelhas e uma parte oval menor, que achatei e fiz dois furinhos com o cabo do pincel para o nariz. Para fixar as orelhas e o nariz na cabeça usei apenas água, e o palito de madeira para dar o acabamento. Para fixar as duas partes usei um palito de dentes e cola TekBonk. A cabeça e o corpo são as partes principais, e, com elas prontas, comecei a fazer os detalhes, ou seja, o chifre, o rabo e a crina. Confesso que a crina foi um desafio, e que por não conseguir fazer a franja fiz só uma trança simples com três rolinhos finos de massa de biscuit. O rabo a mesma coisa, mas os rolinhos eram mais grossos e a ponta foi afinada. Para fixar, água e o palito de madeira para dar o acabamento. 


      Ufa! O unicórnio estava modelado e com todas as partes no lugar, então esperei cerca de três horas para que a massa se tornasse menos maleável e um pouco mais dura (para não estragar nada por acidente), e comecei a pintura. Decidi manter o unicórnio branco, pintei o chifre de Turquesa e enfeitei com a fita dourada (usada para decoração de unhas), e fiz os detalhes da orelha, do rabo e da crina dourados. Já o nariz eu pintei de prata, e com a mesma cor fiz os detalhes das patas. Já a base de MDF pintei da cor Goiaba Queimada, e fiz as bordas douradas. Deixei secar por um dia inteiro antes de passar duas camadas de verniz vitral em tudo e deixei secar por mais um dia. Escolhi este tipo de verniz para que fosse possível lavar a peça sem estragar, e como eu ia coloca-la no bolo imaginei que pudesse sujar. Já o arco–íris foi bem simples. Fiz rolinhos de massa de tamanhos iguais e coloquei-os lado a lado, então curvei no formato de arco-íris e cortei as sobras. Para as nuvens eu fiz bolinhas, achatei e fui moldando com os dedos até que adquirissem um formato semelhante ao de nuvens mesmo. Uma fiz maior e outra menor, para que o arco-íris ficasse inclinado entre uma e outra. Usei cola TekBond para colar as partes, esperei secar por três horas e pintei, intercalando entre as cores Goiaba Queimada e Turquesa e pintando de Dourado entre elas. Depois de um dia, passei uma camada de verniz vitral e pronto! Com as duas peças prontas esperei dois dias até que secassem por completo para poder movê-las sem nenhum risco. Vou ser bem sincera: deu trabalho sim, mas no fim das contas eu adorei o resultado e convenhamos que ficou lindo no bolo! E aí, gostou? Que tal fazer também? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aí nos comentários!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Own, obrigada! Ele parece um porquinho né, mas seguimos o baile hahahaha Um beijo!

      Excluir