quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Coral Watoto: Turnê "Oh, What Love"


        Aquele momento super frustante onde você passou um tempão se planejando para cumprir / fazer algo e acontece uma coisa que te impede de cumprir 100%. Pois é minha gente, não tivemos postagem do Blog Every Day August ontem e quase que não sai nada hoje também, mas né, vamos fazendo. Agora, indo direto ao assunto desta postagem, eu trabalho no escritório de uma igreja, e ontem rolou uma apresentação do Coral de Crianças Watoto, que é composto por crianças órfãs da África. Já estávamos organizando tudo para recebe-las há algumas semanas, uma vez que elas chegaram na parte da tarde e a apresentação foi só à noite - ou seja, passaram a maior parte do dia conosco. Acompanhei todo o processo de montagem da estrutura de palco deles, auxiliei no preparo e na hora de servir as refeições, fotografei e filmei a equipe durante todas as atividades até o fim do show (ha, mesmo na estrada eles têm uma rotina bem estruturada, com horários para os estudos, exercícios físicos e ensaios), ajudei na tradução (já que eles só falam em inglês) e mais um milhão de outras coisas, o que me deixou por conta disso o dia todo. O projeto é tão, mas tão legal, que fiquei - e ainda estou - morrendo de vontade de ir embora com eles como voluntária viu! 


       O Watoto é um programa de atendimento holístico, pensado como uma resposta à demanda crescente de crianças órfãs e mulheres vulneráveis na África (clique para ir ao site internacional). A visão do projeto é resgatar e educar, formando líderes, para que cada um possa atuar em sua esfera de vida e, por sua vez, reconstruir a nação. Nas vilas - pensadas em um formato colmeia - cada casa é formada por uma mãe voluntária e oito crianças, com idades entre 2 e 12 anos, e estas crianças frequentam a escola e recebem uma educação de qualidade. O modelo Watoto provê cuidados físicos, médicos (incluindo tratamentos de HIV / AIDS), educação formal e profissionalizante, aconselhamento e também discipulado, uma vez que é mantido por uma igreja, que dá nome ao projeto. O Coral de Crianças Watoto viaja internacionalmente desde o ano de 1994, e já está em sua formação de número 80, que é a que se apresentou em minha igreja ontem. Ele foi formado em favor da causa de cerca de 50 milhões de crianças africanas órfãs em decorrências da AIDS, da pobreza, das demais doenças e da guerra. Acompanhado por uma equipe de adultos. o coral viaja através das turnês com o objetivo de apresentar a visão e a missão do Watoto por meio das histórias, da música e da dança, onde as crianças atuam como uma espécie de embaixadores em busca de maior atenção para a condição das crianças órfãs e vulneráveis do continente africano. 


        Cada uma das crianças que faz parte da equipe do coral perdeu os pais nas condições listadas acima, através de doenças ou guerras, e vivem nas vilas Watoto. Segundo os organizadores, "a experiência  da turnê oferece às crianças a exposição à outras culturas, contribuindo para a ampliação de sua visão de mundo, além de propiciar segurança e coragem, ajudando-as a enfrentar suas próprias situações de tristeza e desamparo". O coral já se apresentou em diversos países, entre eles Canadá, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Estados Unidos, África do Sul e Brasil, e as apresentações são assistidas pelos mais diversos tipos de pessoas, das mais variadas idades e classes sociais, assim como por príncipes e personalidades. É a segunda vez que eles vem à cidade onde moro, mas a primeira em que se apresentaram na igreja onde trabalho e da qual faço parte, e a experiência de estar com eles durante todo o dia foi incrível. Assim como as turnês proporcionam a eles a possibilidade de conhecer novas culturas e realidades, a presença deles, de sua alegria e histórias de vida, milagres e superação me proporcionou uma experiência incrível, onde pude enxergar por outro ângulo problemas muito reais e extremamente alarmantes, como o número de crianças órfãs do continente africano e as situações enfrentadas pelas mulheres de lá. 


"O Watoto Brasil oferece maneiras para que pessoas e igrejas no Brasil ajudem a resgatar uma criança, levantar um líder e reconstruir a nação de Uganda na África".

        O mais legal é que há muitas maneiras de se envolver com o projeto e ajudar a mudar a realidade destas pessoas. É possível fazer parte do ministério através do Programa de Apadrinhamento, onde, ao apadrinhar uma criança, o padrinho ou madrinha pode manter contato com ela através de cartas e fotos, e conhecer seu dia a dia, compartilhando com ela momentos importantes de sua vida. Há também o Programa de Parceria, onde você pode se tornar um parceiro do Watoto e doar uma quantia mensalmente, destinada à todas as "subdivisões" do projeto, no caso, Baby Watoto, Crianças, Corais, Projetos de Sustentabilidade, Living Hope, entre outros. Neste programa não há valor mínimo ou máximo (clique para se inscrever nos projetos). Você pode ainda fazer doações de materiais conforme a lista de necessidades ou em dinheiro. Outra coisa muito legal é que é possível visitar o Watoto lá na áfrica, e experimentar o trabalho realizado pelo projeto em primeira mão. Os visitantes são sempre bem vindos, e você pode se envolver ajudando a reformar casas, escolas e igrejas, servir como parte de uma equipe médica ou participar de uma equipe de ministério. É importante ressaltar que cada pessoa, igreja, grupo ou organização levanta fundos para o projeto que optar participar, mas programas de voluntariado de curto e longo prazo estão disponíveis, assim como o programa de discipulado para jovens, o Watoto 360° (clique para conhecer), é só entrar em contato através do e-mail brasil@watoto.com.br para saber mais informações.


          Falei no início desta postagem e volto a dizer: fiquei e ainda estou tentada a embarcar nesse projeto, de tão incrível e amplo que ele é. Foi uma das experiências mais gratificantes pelas quais passei nos últimos anos, as crianças são maravilhosas, educadas e uns verdadeiros amores, além de extremamente talentosas! Cantam e dançam com tanta naturalidade e paixão que é impossível não se encantar. Ha, as fotos que ilustram esta postagem foram tiradas por mim para a página da igreja onde trabalho (clique para conhecer). A turnê "Oh, What Love" têm como objetivo cantar o amor de Deus para conosco e roda o Brasil até o mês que vem. Amanhã eles vão se apresentar em Colatina -ES e permanecem no estado até o dia 23, onde se apresentam em Serra, e depois seguem para as apresentações finais em cidades do Rio de Janeiro. Para conferir a agenda completa é só clicar aqui! E é isso! Essa postagem sai um pouco das pautas principais do Fleur (oi livros!), mas é um projeto fantástico e achei que valia demais compartilhá-lo por aqui. Curtiu? Que tal se envolver? Já assistiu uma apresentação? Conta aí nos comentários!           


Nenhum comentário:

Postar um comentário