segunda-feira, 25 de maio de 2015

Nerd Pride: Feliz dia da Toalha!

      Chegou o dia mochileiros! Peguem suas toalhas! O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de maio como uma homenagem dos fãs ao autor da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, após sua morte em 11 de maio de 2001. Como na obra O Guia do Mochileiro das Galáxias o autor dedica um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se pelo uso da toalha como tema da homenagem, realizada anualmente desde 25 maio de 2001. A série teve origem em 1978, como um programa de rádio da BBC, e só depois que a história deu origem a cinco livros, escritos pelo próprio Adams (existem mais dois, um escrito por outro autor e um livro-homenagem com rascunhos de Adams). Em 2005, o primeiro livro da série ganhou uma adaptação para os cinemas, contando com atores como Zooey Deschanel e Martin Freeman.A primeira celebração de que se tem notícia foi idealizada pelos membros do h2g2, uma comunidade virtual fundada em abril de 1999 com o intuito de construir um manual para a vida, o universo e tudo mais.

 “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”- O Guia do Mochileiro das Galáxias.


     O dia 25 de maio também é chamado Dia do Orgulho Nerd. Os primeiros registros de celebrações em comemoração a ele datam de 1998 e 2000, quando foram realizados eventos em Nova York e Boston. Em Madri, cerca de 300 nerd se reuniram para comemorar o nerd pride, a maioria fantasiados de Pacman. Porém, foi em 2006 que um evento espanhol chamou a atenção da mídia e ganhou a internet. É também lembrado pelos fãs de Star Wars como um segundo Star Wars Day, em homenagem à première do primeiro filme da série Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.
     E como não poderia faltar, também tirei uma foto com a minha toalha (está no Insta, e você pode conferir aqui do lado, na sidebar!), e vou sair espalhando pelo mundo (vulgo trabalho e faculdade) o #nerdpride! E você? O que vai fazer nesse dia de puro orgulho nerd? Que a Força esteja com vocês, Vida longa e próspera e Até mais, e obrigada pelos peixes!

Imagens retiradas do Google. 

6 comentários:

  1. Esse dia me representa <3 haha
    Peguem todos a sua toalha and Don't Panic
    Post maravilhoso

    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu comentário me representa! Obrigada! Eu já peguei a minha <3 Um beijo : *

      Excluir
  2. Morri de rir na charge do darth vader, amei o blog. No futuro também irei cursar jornalismo e assim como você amo livros.
    Estou passando aqui para pedir que dê uma olhadinha no nosso blog, estamos começando agora e isso é de grande importância para nós (donas do blog).

    http://seventhingsoficialbrasil.blogspot.com.br/

    Desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também gostei bastante desta arte! A faculdade de jornalismo é muito bacana, abre muitas possibilidades. Um beijo : *

      Excluir
  3. Aaah eu tava digitando um comentário e não sei o que houve que o frame do comentario recarregou e perdi tudo :( ENFIM! Sinto muita vergonha não ter lido Mochileiro das Galáxias, no Submarino rola uma edição da coleção bem baratinha, já viu? Sabe se vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho .-. Eu gosto demais da série! Tem boas sacadas e um monte de reflexões nas entrelinhas. Vale super a pena, recomendarei para sempre! <3 Um beijo : *

      Excluir