sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resenha: O Manual da Garota Geek


     "Saia do armário nerd!". É com esta frase que Sam Maggs começa O Manual da Garota Geek. Recheado de tudo o que adoramos na cultura nerd (aka, fandoms, personagens, convenções, artistas, cosplay, quadrinhos, games, séries, filmes, livros, etc. etc. etc) e sempre com foco nas garotas, o manual trás desde dicas de como se inciar um blog legal sobre seus hobbies, passando por como planejar o próximo (ou primeiro) cosplay, como se preparar para uma convenção ou organizar seu próprio evento geek, e glossários para entender os fandoms e as fanfics, até como descobrir que tipo de nerd você é. Tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera! "Não importa o que você ame, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade".

"Então, aqui está, garotas, O manual da garota geek. Espero que neste livro você possa encontrar algumas ideias para a sua festa de estreia do novo Star Wars, descubra como tornar o seu amigo da vida real um membro do fã-clube de SupernaturalDoctor Who e Sherlock e, por fim, desbrave sua primeira convenção em um cosplay completo, aprenda como iniciar um blog legal dedicado à sua mais louca paixão e desenvolva uma réplica espirituosa para quem se atrever a acusá-la de ser uma falsa garota geek. Depois você pode voltar para a maratona de O Senhor dos Anéis (edição estendida, óbvio). Prometo". - Sam Maggs.

Título: O Manual da Garota Geek - Tudo o que uma nerd precisa para dominar o mundo (The fangirl's guide to the galaxy, no original).
Autora: Sam Maggs.
Editora: Única.
Páginas: 191 páginas.
ISBN: 978-85-452-0027-7

     O livro também conta com sessões especiais, como as de entrevistas com garotas geek famosas, dicas de como dominar os sete reinos da internet, e também como identificar os diferentes tipos de trolls virtuais (e se livrar deles). Além disso, você pode se tornar uma escritora de fanfics com uma ajudinha da Máquina Suprema de Ideias para Fãs. Por que não? O importante é fazer o que você gosta, e quebrar os paradigmas e pré conceitos impostos pela sociedade patriarcal. Maggs ainda trás á tona uma discussão importante: o Feminismo (sendo aqui a crença de que todas as pessoas de todos os gêneros merecem direitos iguais) das garotas geek, explicando termos e conceitos importantes e desmistificando o assunto. Tudo para que você possa exumar a misoginia e assumir o controle da nave (Foi mal Kirk!).    


"Se a sua personalidade nerd estiver assustando os seus amigos, não se preocupe. Lembre a eles (e a você mesma!) que, ao longo da história, os melhores tipos de literatura - os que sobreviveram por mais tempo - foram aqueles que mais tocaram as pessoas em seu lado humano. Seus fandoms são assim: ficção, não importa a forma, permite viver mil experiências significativas e relacionamentos que nunca poderia ter na vida real. Investir em um mundo fictício significa que você tem uma imaginação maravilhosa, um grande coração e criatividade infinita. Ninguém pode dizer nada de ruim sobre isso". 

      Este é um dos casos raros (pelo menos para mim) de "comprei por impulso e gostei bastante". No dia em que fui assistir à Velozes e Furiosos 7 perdi a sessão e a próxima ia demorar um pouco. Passei na livraria e este livro acabou me chamando a atenção. Comecei a ler enquanto esperava o horário do filme, e já estava na metade dele quando chegou a hora de entrar no cinema. A autora Sam Maggs escreve frequentemente sobre cultura geek e como isso se relaciona com o fato de ser uma garota, além de ser produtora de TV e fazer aparições constantes na MTV falando sobre cultura pop. Como em várias outras áreas da sociedade, o mundo dos games, ficção, quadrinhos, etc. frequentemente é tido como "coisa de menino", e as garotas nerds que se "aventuram" a gostar (e a declarar abertamente) sofrem com o ataque dos intolerantes trolls. Na minha opinião, a grande questão levantada pelo livro é o que de fato é ser geek: nada mais do que amar e se envolver demais com as coisas que gostamos.

6 comentários:

  1. Caracas fiquei ligadona nesse livro! Quanto você pagou? Gostei muito, pois além do assunto ser mega interessante e falar de coisas que já gosto, parece ser bastante inspirador. Livro que dá pra tirar varias idéias. Curti mesmo! E ótima resenha! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Paguei R$24,90, achei barato, considerando os preços dos livros atualmente. E sim, ele é bastante inspirador! Obrigada <3 Um beijo : *

      Excluir
  2. Adorei a parte de escrever fanfics. Serei uma eterna escritora de fanfics porque sim <3
    Um beijo, minha querida, esse blog é MARA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal como ela descreve no livro e fala sobre ideias, etc para as fanfics. Eu acho muito bacana, mas ainda não parei para escrever nenhuma! Muito obrigada <3 Um beijo pra você, e volte sempre!

      Excluir
  3. Lettíciaaaa AMEI seu blog, vi seu comentário no meu e decidi passar por aqui e logo de cara encontro uma resenha maravilhosa de um livro maravilhoso, fiquei doida pra ler, eu sou uma nerd, então fiquei mais interessada ainda haha
    Beijos e amei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carla!! Esse livro é muito bacana mesmo. Quando comprei nao sabia nada sobre ele, só tinha visto a capa em um blog. Mas amei! E obrigada ♡ Eu amo seu blog! Um beijo :*

      Excluir