terça-feira, 17 de março de 2015

Resenha: O Circo da Noite

“O circo chega sem ser anunciado. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Um cartaz diz: “Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer.” Entre nas tendas. Passeie por um exuberante Jardim de Gelo. Assista maravilhado enquanto uma contorcionista tatuada dobra-se até caber numa caixa de vidro. E prepare-se para descobrir a magia que surge das pontas dos dedos de duas pessoas que se amam e cuja paixão proibida ameaça consumi-los.”

        Sob as tendas listradas de Le Cirque dês Rêves - o Circo dos Sonhos - cada atração é mágica e aromas de caramelo e canela pairam no ar. Tudo parece possível. Um Jardim de Gelo, uma tenda repleta de acrobatas que desafiam a gravidade, ilusionistas, cartomantes, domadores, um Labirinto de Nuvens... Mas por trás de todos os truques que encantam e fazem com que os expectadores deixem o espetáculo admirados, uma feroz competição entre dois jovens mágicos muito talentosos está em andamento.
        Célia perdeu sua mãe quanto tinha cinco anos, sendo deixada aos cuidados de Hector, conhecido como Próspero, o Mágico. Com um talento natural para a magia, a menina começa a ser treinada pelo pai. Já Marco, encontrado em um orfanato por aquele que é conhecido apenas como o homem de terno cinza, é treinado por ele, para que junto com Célia embarque nesta competição, sem prazo para acabar. Mas, muita coisa pode acontecer durante o duelo, como o amor.

“É tarde, por isso não há fila para a vidente. Enquanto lá fora o ar fresco da noite cheira a caramelo e fumaça, esta tenda está aquecida e cheia a incenso e a rosas e a cera de abelhas. Você não espera muito na antecâmara antes de passar pela cortina de contas. Faz um som de chuva quando as miçangas colidem umas com as outras. O aposento à frente está forrado de velas. Você se senta a uma mesa no centro do recinto. Sua cadeira é surpreendentemente confortável. O rosto da vidente está oculto sob um véu negro e transparente, mas a luz reflete em seus olhos quando ela sorri. [...] As estrelas sobre a mesa quase parecem se mover sob a ondulante luz das velas. Alterando-se e mudando diante dos seus olhos. Antes de você sair, a vidente o faz se lembrar de que o futuro nunca está gravado em pedra”. 

        O palco: o Circo. Os competidores: os jovens mágicos Célia e Marco. Seus mentores: Próspero, o Mágico e o Homem de terno cinza. Mas, qual o objetivo desta competição? Quando a vitória pode ser declarada? O que podemos esperar? Se é que podemos esperar alguma coisa. Pois, a especialidade de Le Cirque dês Rêves é o inesperado. “Abre ao cair da noite. Fecha ao amanhecer”.

Título: O Circo da Noite.
Autora: Erin Morgenstern.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 368 páginas.
ISBN: 978-85-8057-160-8.

  
      Este livro exerceu uma espécie de atração sobre mim desde o primeiro momento que o vi na prateleira da livraria. Ele me chamava, e o breve resumo fornecido na contra capa e nas orelhas não me satisfazia. Eu queria saber mais, descobrir os segredos do Circo dos Sonhos e passear por todas as suas mágicas atrações. Queria ler as cartas, saber o futuro, descobrir o destino de Célia e Marco. Como seria a competição? Quem ganharia? Quando terminei, minha única tristeza foi não ter como comprar um ingresso.

4 comentários:

  1. O livro me deixou curiosa! A descrição parece bem misteriosa e interessante...
    E adorei a foto, tbm tenho uma canequinha do Vader! *-*

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a mesma reação que tive quando o peguei pela primeira vez! Ele é cheio de mistérios mesmo... Caneca Vader é amor <3 Agora só falta a outra! Um beijo : *

      Excluir
  2. Na hora que li o nome do livro já me interessei, a capa me atraiu também e depois dessa sua resenha já posso colocar na minha lista de livros para ler em 2015. Adorei! Era isso que eu estava procurando.
    Beijo, Victoria. colisaoquimica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a mesma reação que tive quando o vi pela primeira vez. Só que primeiro gostei da capa, depois do nome, e ai da história! Leia sim, e depois me fala o que achou viu? Que bom que gostou <3 Um beijo : *

      Excluir