quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Falando sobre Jornalismo : Dias de Palestrante

Já no final de Outubro me convidaram para participar de três palestras sobre jornalismo. Duas para alunos do projeto "De Olho no Futuro" (junto com um aluno de Produção Publicitária) e outra para alunos do ensino médio, em um evento chamado "Balcão de Profissões". Eu nunca tinha feito uma palestra antes, então logo que recebi o convite comecei a (literalmente) entrar em crise existencial. Fiz uma apresentação de slides (que eu transformei em vídeo) e separei algumas matérias minhas da TV Univale para mostrar aos alunos. Depois de uma breve preparação (eles me avisaram num dia e a primeira palestra foi no outro), fui com a cara e (sem) a coragem falar para o pessoal.

Dias 01 e 02 - Lar Fabiano de Cristo - "De Olho no Futuro"

Eu não era a única a falar (pois um aluno de publicidade falou também), e estava mais tranquila. Mas isto até o momento de me escolherem para iniciar. No primeiro dia estava duas vezes nervosa, pois -  além da palestra - tive de fazer uma matéria para a TV (como uma cobertura do evento). Por conta disto, acabei mostrando algumas coisas na prática e todos os alunos do projeto participaram como entrevistados. Foi mais do que gratificante falar e mostrar aquilo que venho construindo durante o curso para alunos com dúvidas sobre o que fazer no futuro. Ouvir as perguntas (e as palmas!), e agradecer pela oportunidade. Falei um pouco sobre o curso de Comunicação Social/ Jornalismo, e aproveitei para mostrar um pouco sobre o que faço (que atualmente é o estágio na TV) e sobre o que pretendo fazer no futuro (que é trabalhar com novas mídias).

Dia 03 - Colégio Presbiteriano - "Balcão de Profissões"

Este foi o dia mais tenso. Depois de ter falado dois dias para a galera do projeto "De Olho no Futuro", fui convidada por meu chefe/coordenador de curso/ professor a acompanhá-lo em uma palestra que ele daria para alunos do ensino médio, uma iniciativa anual da universidade onde estudo como forma de divulgação dos cursos. Ele falou primeiro e logo depois foi a minha vez. Eu estava definitivamente em crise. Em uma contagem rápida identifiquei mais de cem alunos! Mais uma vez usei o slide, mostrei uma de minhas matérias e fiz algumas considerações sobre o que venho aprendendo com as experiências do estágio.

Meu chefe falando aos alunos. (Infelizmente, não saiu nenhuma foto minha decente).

Foram dias muito legais. Gostei dessa coisa de ser palestrante viu?! O nervosismo vem sempre no começo, mas quando você gosta do que faz e sabe do que está falando, vai ficando mais fácil falar sobre o assunto com o decorrer do tempo.

2 comentários:

  1. Com todas as apresentações eu teria tido um ataque do coração isso sim!
    Acompanhando o seu trabalho fico muito contente em saber que você está sendo reconhecida e servindo de exemplo para outros alunos. Meus parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase morri do coração também! KKK Muito obrigada <3 No terceiro dia foi mais tenso, por conta da quantidade de alunos + meu chefe presente, mas no fim deu tudo certo!

      Um beijo : *

      Excluir