sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sobre Jornalismo para as Novas Mídias

Como já dito em outros posts, neste semestre tive a disciplina de Jornalismo para as Novas Mídias na faculdade, e o professor propôs que todos os alunos criassem e mantivessem um blog sobre o assunto que escolhessem.
Eu já tinha o meu há quase um ano, mas, apesar de não estar descobrindo a blogosfera (como a maioria de meus colegas), a experiência foi de grande proveito para mim. Ao longo do semestre, pude me dedicar mais ao blog. Escrevi mais posts, fiz uma reestruturação completa no layout e até acrescentei novas categorias, para  que pudesse falar sobre mais assuntos (como esta em que estou escrevendo agora, sobre jornalismo, web design e design gráfico).
Através de softwares e iniciativas discutidas na disciplina, (como, por exemplo, a Wikipédia - que antes gerava desconfiança - os bancos de dados, diversos sites especializados em conteúdo informativo para a internet e a ferramenta Google Docs, de produção de textos colaborativos), aprendi formas de enriquecer e divulgar meu conteúdo, além de algumas dicas sobre segurança na web. Compreendi que o blog pode ser mais que um hobbie, mas fazer parte da minha futura profissão.
O mundo se tornou digital, e o conteúdo não pode mais se limitar só ao bom e velho jornal impresso ou aos telejornais. As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, recebendo e também produzindo informações. O conteúdo  tornou-se mais dinâmico, rápido e prático, alcançando um número maior de pessoas.
Apesar de o semestre estar no fim e a disciplina não ter mais – de certa forma - influência sobre o blog (as postagens semanais valiam nota viu?!) não vou parar de postar. Até porque, minha relação com a blogosfera começou bem antes do jornalismo para as novas mídias entrar na minha vida ( ou seria grade curricular?), onde o Fleur de Lune já era parte de uma rotina.

6 comentários:

  1. Não sei se tem alguma disciplina no seu curso só sobre webjornalismo, mas se tiver é quase certeza que você vai adorar! Quando cursei jornalismo paguei uma disciplina só com foco na web e deu aprender coisas que podem ajudar bastante na blogosfera!

    Bjim!

    One Clumsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei :) Então, é justamente esta matéria! Só que com outro nome. Durante esse semestre também pude aprender coisas bem uteis para usar no blog :D

      Excluir
  2. Parabéns pela dedicação e qualidade das postagens, Lettícia. Siga firme, que você tem futuro nesta área. Foi gratificante aprendermos juntos. Abs e até o próximo semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lauro! Muito legal ver você por aqui! Este semestre serviu para que eu pudesse rever algumas coisas e também para reforçar a ideia de que o aprendizado é constante. Obrigada por compartilhar com a turma seu (vasto) conhecimento! ^~^

      Excluir
  3. Adorei esse post. Eu faço Jornalismo também e uma professora já pediu para criarmos um blog, como eu já tenho foi bem mais fácil.
    Enfim. Amei o blog!

    Beijos.
    Visite: Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Muito obrigada e seja bem vinda : ) Pra mim também foi mais fácil pelo fato de já ter o blog, mas me ajudou muito. <3

      : *

      Excluir