sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Novo layout, nova Vida

    É sempre bom mudar, não é? Ás vezes temos que abandonar as coisas antigas, ou modificá-las de alguma forma para que possamos seguir em frente, "passar de fase". Já está completando quase um ano desde que criei o blog, e inicialmente, o objetivo era falar sobre Moda Lolita, mostrar o que era, postar meus coordinates e interagir com outras meninas que a usam. 

   Com o tempo, passei a ter interesse em escrever sobre outros temas, mas o fato de ter um blog com um assunto tão restrito limitava minhas opções. Como estudante de jornalismo - apesar de trabalhar na televisão - a minha maior paixão são as mídias virtuais. Acredito que por mais que o bom e velho impresso possa um dia deixar de existir, estas mídias vão perpetuar, e caracterizam o futuro daquilo que escolhi como profissão. 
  Hoje vivemos uma era extremamente digital, onde o que se pensa é compartilhado na web através dos blogs. Eles existem dos mais variados assuntos, e há pessoas que constroem carreiras através do que começaram neles. Parei para pensar no assunto: Eu já tinha um blog (e a quase um ano) e vários temas sobre os quais queria falar, coisas que queria mostrar. Tinha o meio e a mensagem. O que mais faltava?

   Faltava mudar. Investir em coisas que antes eu não investia. Reestruturar o layout, reformular o design, criar, inventar. Usar o que eu gosto para fazer o que eu gosto também. Minha mãe acreditava que o conhecimento nunca é demais. Ao longo dos anos, me matriculou em diversos cursos, pois um dia, estes iriam nortear o que eu escolheria para o ensino superior. Como sempre, ela estava certa. 

   O Design Gráfico e o Web Design sempre me chamaram a atenção. Na adolescência fiz um curso técnico, e a partir daí o interesse só aumentou. Eu criava para mim e para amigos, fazia testes de logotipos, artes para tudo quanto é coisa. Quando chegou o momento de escolher a faculdade, optei pelo Jornalismo, por ser amante da comunicação, mas ainda penso em fazer faculdade de Design, e - quem sabe - de Publicidade também. No mercado atual, é muito importante ser um profissional com múltiplas habilidades.

   Depois de toda estas considerações "filosóficas", comecei a mudança. Não que o blog não tenha passado por algumas antes, mas desta vez teria de ser algo mais elaborado, moderno e, ao mesmo tempo, com "o meu jeito". Por mais que o nome tenha sido pensado para a fase "Lolita", resolvi mantê-lo. Comecei reestruturando o layout, mudando o template. Queria algo simples, mas os mesmo tempo profissional.

   Para criar uma nova identidade visual, escolhi definições básicas, como a paleta de cores e os estilos, fontes e complementos que seriam utilizados. Também fiz uma busca por referências, onde procurei blogs com configurações semelhantes às quais eu pretendia adotar. Realizei estudos de cores e formatos, e para a criação das artes finais da nova identidade visual utilizei os programas Corel X7 e Adobe Photoshop.



Header/Logotipo da nova Identidade Visual


Estudos de ícones para Menu de Categorias



Estudos de ícones para Redes Sociais



Logotipo para trabalhos com Web Design

 

Header/Logotipos das diferentes fases do blog

Visão geral da interface finalizada

     Depois de três dias de trabalho, criando artes, lutando com códigos de programação Html e Css, e definindo novas categorias, o blog começa sua nova fase (Eu começo minha nova fase), onde vou usar este espaço para falar dos mais diversos assuntos, mostrar meu trabalho e compartilhar minhas opiniões.

2 comentários: