sábado, 22 de março de 2014

Como eu Fiz: Anágua Cupcake.

       No último final de semana resolvi parar de adiar a reforma da minha anágua. A antiga não tinha forro, e o tule ficava me pinicando mesmo usando meias, o que era muito incômodo. Além disso, tinha pouquíssimo volume. Reaproveitei parte do material e fiz uma nova. 
       Não fotografei o passo-a-passo na hora em que estava fazendo, mas, vou tentar explicar como eu fiz mesmo assim. Vejam bem, eu não tenho máquina e costuro tudo à mão, então só sei explicar como se faz desta forma. Mas, como muitos dos tutoriais que já vi por aí, tudo pode ser adaptado.        

Materiais

-Tesoura.
-Linha Branca.
-Agulha.
-Alfinetes.
-Renda de Tule Branca. (Para fazer a barra das camadas de Tule).
-Elástico Branco Grosso.



-TNT Branco (Comprei uns 4 metros na papelaria mesmo, e sobrou).



-Tule ou Filó Branco. (No meu caso eu usei o Tule, que é mais fino. Não me lembro exatamente a metragem, mas foi algo em torno de 4 metros de comprimento).

Como eu Fiz

      Primeiro, para fazer a base da anágua e o forro, cortei três tiras de TNT. Duas com largura de aproximadamente 30 centímetros e 4 metros de comprimento (cada), e uma com aproximadamente  20 centímetros de largura e pouco mais que um metro de comprimento. Depois, costurei as duas tiras de 4 metros na de 20 centímetros, franzindo para dar volume. 
       Vale lembrar que, dentro destas medidas, deixei uma margem para a costura, e que as mesmas devem ser modificadas de acordo com sua altura. A minha foi feita para ir da cintura até meio palmo acima do joelho. 
        Depois de costurar a base e o forro, era hora do elástico. Como já disse, costuro à mão, e esta parte foi especialmente difícil. Cortei outra tira de TNT, esta menor, em torno de 5 a 7 centímetros de largura (com sobras), e prendi o elástico esticado em sua extensão máxima. O comprimento da tira foi medido a partir do comprimento do elástico totalmente esticado. Assim, depois de costurado, quando o soltei ele ficou franzido. Com o elástico já pronto, costurei nele a base, franzindo-a.     
       Já estava quase pronta, só faltava o tule. Cortei camadas com apenas alguns centímetros a menos que a  largura do forro (26 centímetros aproximadamente) e costurei por cima de onde o prendi na base. Fui franzindo para dar volume, e acrescentei mais uma camada sobre a primeira.
       


      Com o tule costurado, só faltava o acabamento. Para fazer a barra das camadas de tule, usei a chamada renda de tule, uma espécie de barra "em ondas", que além de bonita ajuda no volume. Fiz mais alguns ajustes no acabamento, e pronto.

O Resultado



        Espero que tenham gostado, e que este projeto de tutorial ajude alguém! Vale lembrar também que, para fazer uma coisa bem feita, a pessoa precisa ter pelo menos algum conhecimento em costura, e que o resultado na máquina pode ficar um pouco diferente. 

2 comentários:

  1. Não entendo nada de costura, mas achei a sua anágua linda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii ^~^ Muito obrigada! Então, eu só costuro à mão, e tenho medo de comprar a máquina e não saber usar KKKK Então é uma luta e muitos furos nos dedos pra fazer alguma coisa. Mas se saí certo, tá valendo! Um beijo : *

      Excluir